terça-feira, maio 16, 2006

Post sobre Salvador Dalí para poderem comentar sobre ele!!!










Salvador Dalí
(Figueres, 1904 - idem, 1989).


Pintor espanhol. Estuda em Madrid, integrando-se no grupo de artistas e poetas da Geração de 27, estabelecendo, particularmente, laços de amizade com García Lorca e Luis Buñuel. No final dos anos 20 instala-se em Paris, onde se liga aos surrealistas. Entrega-se a um realismo minucioso, quase fotográfico, orientando a sua obra para uma permanente recordação de paisagens da sua infância, no sentido do gosto pelos ambientes sobre-humanos, onde o épico, o místico e o erótico se confundem. A sua obra, de um carácter estritamente pessoal, adapta-se às mais diversas mudanças de estilo, desde o renascentista ao impressionista. A sua temática é variada: onírica nos relógios moles de A Persistência da Memória; política em Alucinação Parcial. Seis Aparições de Lenine sobre Um Piano; religiosa no Cristo de São João da Cruz; pictórica em A Rendeira de Vermeer e em Reminiscência Arqueológica do «Angelus» de Millet... Entre as suas melhores obras deve também referir-se A Cesta de Pão, Mae West e A Madona de Port Lligat.

Algumas citações de Dalí!!
- "A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco".
- "A única diferença entre mim e os Surrealistas é que eu sou Surrealista.".
- "Aos seis anos eu queria ser um cozinheiro. Aos sete, queria ser Napoleão. As minhas ambições continuaram a crescer ao mesmo ritmo desde então".
- "Todas as manhãs, quando acordo, a maior das alegrias é minha: a de ser Salvador Dalí".
- "Inteligência sem ambição é como um passáro sem asas".
- "Picasso é comunista ... eu também não."
- "Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la."
- "A diferença entre as lembranças falsas e verdadeiras é a mesma das jóias: as falsas sempre aparentam ser as mais reais, as mais brilhantes."
- "Eu vou ser tão breve que na verdade já terminei."
- "Se morro, não morrerei totalmente."
- "Quando vou morrer me morro."

Isto, porque, num post sobre futebol, os comentários eram sobre Dalí!!LOL

23 comentários:

lagarto disse...

loooooooooooooooooooooooool!

gostaram da mha maneira subtil de desviar o assunto?!loooooooooooool

lagarto disse...

mas reparem bem na imagem...vêm akele olhar alucinado de artista sempre em revolta e tumulto com ele próprio?vêm? imaginem eu, numa faculdade de arquitectura onde o surrealismo pode fazer caír um prédio!
ah ah ah ah

pois....eeehhh...parece que tb não bato lá mto bem...ok...fui...

jomaolme disse...

Hl: eu sei que n tem grande piada falar do F.C.P., principalmente falar bem, quando n se é do F.C.P.!!Mas pronto...como não sou muito má pessoa e senti que vocês tinham vontade de falar sobre Dalí, postei sobre ele...lol

Lagarto: eu vi logo que tinhas q estar ligado a área das artes...
Se bates bem ou não, n sei...mas ás vezes deve-te faltar uma 3ª feira...lol!!brincadeirinha...

obrigada aos 2!beijokas

Azeitoninha disse...

Grande Homem o século XX!
Não é por acaso que sou grande fã do seu trabalho :)
Adoro as formas, a cor, o contexto, tudo :)

Ao contrário deles eu achei imensa piada ao post do FCP :)

Beijinhos

jomaolme disse...

OI Zélinha!!!
Já acordada??

Bom dia!!

Beijokas

Azeitoninha disse...

Acordada?! Desde as 7.30h!

Bjinhos

lagarto disse...

ah ah!eu acordei às 7h!=p

jomaolme disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jomaolme disse...

Eh!Eh! E eu acordei ás 4h30m, levantei-me e fui á casa de banho...dps, tornei a deitar-me...
LLLLLLLOOOOOOOLLLLLLL!!!!

poca disse...

Dali foi de facto um homem surpreendente!
já fui a figueiró ao muse Dali e aquilo é de ficar de boca aberta durante 3/4horas!!!
mete o prado num cantinho!

jomaolme disse...

Hl: Realmente é engraçado...Mas este post teve msm esse propósito...uma vez q no post do F.C.P. se falou de Dalí, no post do Dalí falemos do F.C.P.!!lol

Poca: Que bom q já tiveste oportunidade de visitar esse museu...eu ainda n tive pq opto sp por umas férias na praia...mas vou começar a optar por cidades mais culturais!!

Beijokas e obrigada

lagarto disse...

mas isso não conta...

Azeitoninha disse...

Ah Poca morro de inveja tua!
Eu ando mortinha por ir a Barcelona também por causa de Dali :)

E para dar seguimento á conversa, o FCP é o MAIOR :) Lol :)

Beijinhos

Azeitoninha disse...

Já combinamos ir Mia :)

jomaolme disse...

Lagarto: conta pois...lol

Zélia: vamos lá a combinar isso q viagens é cá comigo!

Beijokas

jomaolme disse...

E o Porto é o maior!!!
Ia-me esquecendo deste grande pormenor...
LLLOOOLLL

jomaolme disse...

LOL!!!
Hl: lê melhor...eu escrevi "grande promenor"...eh eh

lagarto disse...

barcelona é uma das duas cidades espanholas onde eu conseguiria viver! barecelona e San Sebastian!vão a San Sebastian! de resto...nem bom vento nem bom casamento...lol

lagarto disse...

já agr, vão ao castelo de barcelona! é perto do estádio olimpico em Montjuic (acho k se escreve assim), apanha-se um teleférico k é um mimo e a vista é quase tão boa como a do cristo rei!lol

a sério

jomaolme disse...

Mt bem lagarto...
Eu para ser sincera o q conheço de Espanha são as praias...
Apesar que já estive em Salamanca e gostei muito...
Mas como o meu objectivo é conhecer o mundo, com certeza lá chegarei...lol

Beijoka

Azeitoninha disse...

Hl, se fosse eu a ti tinha medo... muito medo :)
Sabes que quando as mulheres se juntam....! :)
LLLOOOOLLLLL

Bjinhos

Alien David Sousa disse...

O que há para dizer? Um génio. Um louco. Um excentrico. Um boémio. Um Alien do bem!

jomaolme disse...

Bem vinda Alien...

Beijoka