domingo, maio 21, 2006

Curiosidade # 2













A idade e a capacidade intelectual:


A capacidade intelectual nem sempre diminui nas pessoas de idade avançada. Se não, vejamos...Víctor Hugo escreveu " A história de um crime" aos 76 anos; Miguel Ângelo pintou o "Juízo Final", da capela Sixtina, aos 60 anos; Verdi compôs a sua ópera "Otelo" aos 74 anos; Rossini, a sua " Missa Solene" aos 72 anos; Sófocles escreveu a sua última tragédia aos 80 anos; Platão terminou "As leis" depois dos 70 anos: Cervantes escreveu " D. Quixote" aos 67 anos; Spencer já tinha completado os 80 anos quando escreveu algumas das suas obras filosóficas...

E esta, hein???

Acho que estamos sempre a tempo de deixar alguma coisa intemporal ao Mundo!!!


Na foto: Cervantes

8 comentários:

Clotilde S. disse...

Então quer dizer que ainda há esperança para mim. heheheh Obrigada pela visita . Chá de cidreira também tenho. Se estiveres com indigestão é bom.
Um abraço. Volta sempre. Gosyei do teu blog.

lagarto disse...

posso discordar ctg? não podes generalizar tds os tipos de raciocinio, repara k tds estes exemplos são ligados às letras e às artes, onde a experiÊncia de uma vida, o aperfeiçoamento de uma técnica e a paciência para obras que demoram anos são tudo factores ganhos c a idade, mas se fores para àreas onde o raciocinio pede muita concentração, muita memória e destreza mental, como por exemplo as matemáticas o caso muda um pouco de figura...embora haja realmente idosos aptos para tudo e malta nova completamente inútil!

poca disse...

é um incentivo de facto!
beijinho e boa noite

jomaolme disse...

Olá!

Canela_e_jasmim: ainda há esperança p todos nós para deixarmos algo de bom ao mundo!
Bem vinda e volta sp! Obrigada

Hl: pode ser um preconceito sim, mas aqui estão alguns exemplos para os contradizer.

Lagarto: eu não generalizei nada...por acaso todos os nomes que coloquei são ligados ás letras e ás artes...
Mas como dizes,ainda há idosos aptos para tudo e malta nova completamente inútil!
Eu sei que não são todas as pessoas que conseguem fazer o q eles fizeram c aquelas idades...Só msm p génios...

Storm: Bem vinda!A melhor forma de envelhecer é gozando a vida, tendo fé e esperança!

Poca Bom Dia!!!

Beijokas para todos/as

Azeitoninha disse...

Independentemente de fazer ou não uma grande obra, quero é ser feliz :)

Não procuro a adoração do mundo inteiro, não sou tão ambiciosa!
Procuro sim o respeito e a admiração daqueles que amam e que eu amo!

Beijinhos

jomaolme disse...

Muito bem Zélinha!!
Isso é o q todos queremos...
Mas e se tivesses a inteligência ( n q n a tenhas, atenção...) e a oportunidade qe eles tiveram p deixar obras fabulosas p que quem viesse a seguir as pudesse contemplar, n as deixarias??

jomaolme disse...

Claro q ser feliz, amar e ser amado , e ser reconhecido e respeitado pela pessoa q se é, são os objectivos principais das vidas dos seres humanos...n discordo contigo!!
Até pq provavelmente eles tb n procuraram a adoração do mundo inteiro...muitos deles só viram o seu trabalho ser reconhecido dps de mortos...
N sei se me estou a fazer entender...é q hoje n estou bem...

Beijokas

Azeitoninha disse...

Eu percebi Mia!

Mas a verdade é k não me chama muito á atenção ser reconhecida pela minha grande obra!

Hoje em dia já não há a qualidade de escritores e artistas plásticos como havia naquela época!
Hoje é tudo banalizado e ridicularizado!

Eu acho que agora é mais fácil ser alvo de adoração quem ajuda os outros, missões humanitárias, do que artistas plásticos e literários!

Felizmente ou infelizmente, isso agora não sei...!