terça-feira, junho 27, 2006

A penicilina


O pai da penicilina foi o becteriologista inglês sir Fleming, um pouco por acaso-como quase todas as descobertas- pois fazia experiências que nada tinham a ver com isso. Verificou que certo material de suas pesquisas ficara coberto de um bolor ou fungo de alto poder bactericida, que, examinado ao microscópio, se revela sob a forma de pauzinhos, razão pela qual lhe deu o nome de penicilina. Tal nome é derivado de "penicilina" , palavra que significa "paquena cauda" e da qual, em inglês deriva a palavra "pencil" ou lápis. A descoberta verificou-se em 1928, mas a penicilina só foi sintetizada, fabricada e colocada no mercado durante a 2ª Grande Guerra. Fleming foi laureado com o prémio Nobel de medicina em 1945, mas só recebeu a terça parte do seu valor pecuniário, pois com ele foram premiados dois outros cientistas, um dos quais o australiano Sir Howard Florey, por tê-lo ajudado a sintetizar a penicilina!!

15 comentários:

SONHADOR disse...

Bem.
Aqui temos a versão feminina do Prof. José Hermano Saraiva.


Bjos.

poca disse...

olha pode ter sido uma grande invenção... mas que no rabinho uma só injecção... já nos faz sentar de lado, lá issoooo

Sea disse...

Xô pra lá!!!!! Com a cena da penicilina. Ainda hoje estou traumatizada com as injecções que levava em miúda.... dasssssssssss

Azeitoninha disse...

Ainda bem que conseguiram inventar a penincelina, desde que não seja dada em mim.... :)

Bjokas

jomaolme disse...

O ano passado tive com uma amigdalite que nem falar conseguia...no hospital queriam dar-me injecções de penicilina...claro que não quis!!
Tenho horror a agulhas e ainda por cima penicilina e no rabo...NNNãããooo!!!

Beijokas

Azeitoninha disse...

Já sei Hl, és médico ?!
LLOOLL :)

jomaolme disse...

LOL!!!
Hl não faço a mais pequena ideia...lol
Já agora diz-me qual a tua profissão p saciar a curiosidade da Zélia...

LOL

Beijokas

Azeitoninha disse...

LOL
Chama-lhe a curiosidade da Zélia...:)

Eu estou apenas a meter-me com ele :)

Alien David Sousa disse...

Jom, o que eu ja aprendi contigo NÃO TEM PREÇO!!!!! ;)
TU ÉS UMA CAIXINHA DE CONHECIMENTO, o que para um Alien dá imenso jeito porque fico sempre a conhecer sempre algo de novo sobre os humanos...hoje foi sobre os lápis...pencil..pencilina...és o maior :D
bjs

jomaolme disse...

Zélia...está bem está...lol!!
Alien...eu sou uma gaja, páh!!!LOLOLOL

Beijokas

Belzebu disse...

Pois então os meus mais sinceros parabéns ao Sr. Fleming! Um pouco atrasados bem sei, mas é de propósito!

Não me esqueço de 2 dias sem me poder sentar da ultima vez que levei uma injecção de penicilina!

eheheheh! Saudações!

Elisheba disse...

Grande invençaõ!! E já levei tantas, tantas injecções delas... UI Ui!!

_nbastos_ disse...

É só cultura! Muito bem! ;)

Eu nunca levei, pelo menos que eu saiba! Mas não ouço falar muito bem...

Jocas gaja boa!

lagarto disse...

só um áparte...será k a palavra veio mmo daí ou será que penicilina vem como pekenos pauzinhos sendo assim um diminuitivo carinhoso da palavra pénis?...=p

Visconde disse...

Estamos sempre a aprender, mas confesso que a parte das injecções e algo que não me agrada.

Beijocas