sexta-feira, julho 21, 2006

Sonho...


Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso

Como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,

Máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança

Ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva

Barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.


Antonio Gedeão


Ontem quando cheguei a casa, fartei-me de ouvir esta música! E de todas as vezes que a ouço, arrepio-me!!Acho-a linda!!

21 comentários:

Azeitoninha disse...

É realmente muito gira a música :)
Faz todo o sentido :)

Bjinhos :)

Sol disse...

Linda...

Sea disse...

a música é muito bonita, mas o sonho comanda a vida... não é bem para mim :)
Beijoca

Joana Assis disse...

esse poema..eh espectacular mm..e adaptado pa musica ficou mt bom tb..
sonhos..k seria da vida sem eles?..
beijo***

Alien David Sousa disse...

Quando andava no IADE, na cadeira de cinema tive de fazer um video. Escolhi imagens antigas de Lisboa e esta musica que é sem dúvida eterna.
Fica bem

O Outro disse...

Grande Classico , Dá que pensar :D

Visconde disse...

Bonito poema, bonita música.

Beijocas

Sr. Chili disse...

Sem dúvida um grande poema e uma grande música do saudoso Professor Gedeão.

José Leite disse...

Gostei sempre muito de Gedeão! Bonito recordar tão sublime poema!
Visita-me e comenta! gostaria de ser um Gedeão embrionário!... mas até lá...

Miudaaa disse...

Um Hino !!!
o sonho comanda a vida,,, e tu comandaste um bom momento nosso, quando decidiste partilhar este poema lindo com todos nós!!!

Sea disse...

Beijoca Joma e uma boa semana

Miudaaa disse...

"Ontem quando cheguei a casa, fartei-me de ouvir esta música! E de todas as vezes que a ouço, arrepio-me!!Acho-a linda!!"

Hoje, era eu que a queria, tantooo ouvir... será que me podias enviar ela, via e-mail???
assina: miudaaa_pendinxona

maria inês disse...

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança." esta parte da letra é magnifica!

:)

vida de vidro disse...

Sinal de que tens bom gosto... e sensibilidade! :)**

Elisheba disse...

A-do-ro!! E é verdade!


Ps: vais tambem a Òbidos no prox sabado?

jomaolme disse...

Visionária:
LOL!!
Infelizmente não...é um pouco longe da minha zona e a familia começa a chegar...
Mas gostava muito!!
Talvez para a próxima!!

Beijokas

Paulo disse...

«(...)Ai as gentes ai a vida
Ai as gentes ai a vida
Amargos frutos me dão (...)»
(Amália Rodrigues)


Gostei de tudo o que vi. Só mesmo o desassossego ficou...

Paulo

jomaolme disse...

Hl:De acordo!!É dos poemas mais bonitos a caminha lado a lado do amor

Zélia: tb achei que fazia sentido...lol

Sol: linda...

Sea:tenta sonhar um bocadinho! De certeza que o fazes...

Phoenix: muitas vezes se não fossem os sonhos, o que seria a nossa vida! Aliás, na maior parte das vezes os sonhos são objectivos a cumprir!

Alien: acho que foi uma belissima escolha! E com certeza fez sucesso!

O outro: dá que pensar, não...dá que sonhar! lol

Visconde e sr. Chili: é sem duvida lindo, uma grande poema e uma grande música!

Rouxinol: obrigada pela visita, sê muito bem vindo!

Miudaa: fico contente que tenhas tido um bom momento aqui pelo " The World"!

Sea: Boa semana

Miudaa: já conseguiste a música??

Anjoedemonio: estou de pleno acordo contigo. Também é a parte que mais gosto!

Vida de Vidro: Obrigada. Vou tomar isso como um elogio! Sê muito bem vindo e volta sp que quiseres!

Visionária: a ti já te respondi!eh eh!!

Paulo Sempre: Gostei que tenhas gostado! Vai voltando! Sê muito bem vindo!!

Beijokas para todos/as

Alien David Sousa disse...

Parabéns.
Uma das minhas músicas preferidas.

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. 1980 oldsmobile cutlass supreeme 4dr sedan Fl+resales+share+time Porsche 962 Md forte cosmetics strivectin sd tooth whitening Bmw m3 ferrari turkey video clip hair in loss man 35mm hand held slide projectors florida health insurance lipitor amnesia

Unknown disse...

e tens toda a razão!

**:))))

(http://anjodemonio.blogspot.com/)