terça-feira, julho 04, 2006

As 7 maravilhas do Mundo # Parte 3


Templo de Ártemis

Motivo de orgulho para os gregos da época, o Templo de Ártemis localizava-se na antiga cidade de Éfeso, hoje apens uma aldeia com o nome de Aia Soluk. A construção desta maravilha iniciou-se em 450 a.C. por ordem do conquistador Creso, rei da Lídia, com tempo estimado para sua conclusão de cerca de 200 anos.
Erigido para homenagear Ártemis, a deusa grega da natureza, da caça e da fertilidade, era feito totalmente em mármore e madeira. Possuía um formato retangular, com 127 colunas jônicas de 20 metros de altura e seu interior era inteiramente decorado com magníficas obras de arte.
A estátua de Ártemis que ornava e distinguia o templo, foi esculpida em ébano, ouro, prata e pedra negra. Tinha as saias compridas decoradas com relevos de animais. Apresentava-se em pé, em posição de sentido, com as mãos estendidas para os lados, com um penteado piramidal enfeitando a cabeça.
Na noite de 21 de julho de 356 a.C., um homem chamado Herostratus, que vivia da generosidade dos peregrinos, ateou fogo ao templo com o objetivo de imortalizar seu nome. Na mesma noite nascia Alexandre, o Grande, e, segundo o historiador romano Plutarco, Ártemis estava tão ocupada cuidando do nascimento de Alexandre que não teve tempo de ajudar seu templo ameaçado.
O Templo de Ártemis foi reconstruído por Alexandre, o Grande e, em 401 d.C. foi demolido por São João Crisóstomo. Os restos do suntuoso edifício transformaram-se numa pedreira, e os habitantes da aldeia local utilizaram suas pedras para construção de suas casas.

8 comentários:

Azeitoninha disse...

Não sabia da história :)

Que giro :)

Alien David Sousa disse...

Jom, sabes a que conclusão é que eu cheguei desde que leio os teus textos: onde é que tu estavas quando os meus pais me mandaram para a escola?
É que eu mostrava-lhes o teu Blog, e pronto, ficava em casa e ia aprendendo contigo! :D
bjs

jomaolme disse...

Zélia: ficaste a saber!!!LOL
Alien: é uma questão de cultura, de gostar de saber...n me lembro de ter aprendido nada disto na escola...lol!
Mas gosto de saber que achas estes posts interessantes...
Hl: por acaso história não gosto muito, mas há partes dela que tenho curiosidade de saber...

Beijokas

maria inês disse...

eu acredito!!!!

Bom dia e muito obrigada pela visita!!!!

lagarto disse...

...não me fales de classicismo sff!lol! a grécia a grécia...roma roma...entre colunas e frontões, entre ordens e sub-ordens sabem como olhar para os templos clássicos e saber logo se são romanos ou gregos(desde k estejam em estado de se perceber minimamente como eram né?lol!)? As simples e tão banalizadas paredes meus amigos! lol! reparem na imagem...ñ há uma única parede, os espaços são definidos por colunas e pela luz k elas atravessa...devemos por isso aos romanos as magnificas paredes que tanta ajuda dão na busca de alguma privacidade;p

Sea disse...

Ah, pois é, nas escola não se aprende nada disto... As curiosidades e as coisas que estão por trás, são muito poucos os Profs. que as contam.
Beijoca

Marco disse...

Note-se que os sistemas de obras públicas da altura eram já muito parecidos com os actuais... Também hoje qualquer obra (pelo menos em Portugal) dura cerca de 200 anos... ;)

jomaolme disse...

Marco: bem vindo!!
Lá isso é verdade...as obras, principalmente as da estrada, duram imenso...
Mas, em alguns casos, havendo dinheiro, as obras são feitas rápidamente!!

Beijokas