terça-feira, julho 04, 2006

As 7 maravilhas do Mundo # Parte 2

Os Jardins Suspensos da Babilônia

"... e que se ergam, nos arredores de meu palácio, elevações de pedra com forma de montanha, e que se plantem nestas construções toda espécie de flores e frutas, e que se construam quedas d'água, formando um ambiente onde deverá transitar toda espécie de animal exótico..."
Bem poderia ser este parte do discurso onde Nabucodonosor ordena a construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, cuja descrição chegou até os dias de hoje através das palavras do escritor e historiador Flavius Josephus. O facto é que o famoso general foi o responsável pela construção desta maravilha, erigida no interior das muralhas do seu palácio real em homenagem a sua esposa Amitis.
Os jardins não eram propriamente suspensos. O efeito provinha do facto dos terraços se situarem em diversos planos, regados com água bombardeada do rio Eufrates. Calcula-se que estivessem apoiados em colunas, cuja altura variava de 25 a 100 metros, rodeadas de escadas de puro mármore.
Deles, hoje, nada resta. A própria localização é uma dedução indireta dos factos relatados por historiadores. O único legado desta maravilha povoa o imaginário humano, com pensamentos e sensações que traduzem beleza, delícias e deslumbramento por esta extraordinária obra da antiguidade

4 comentários:

Azeitoninha disse...

Fantástico :)

desculpeqqc disse...

Vou ler todas as 7 e todas as outras maravilhas que escreveres. Obrigado.

Alien David Sousa disse...

Estes "falecidos" jardins, eram algo que adoraria ver.

jomaolme disse...

Zélia: são realmente maravilhas...
lfm: eu é q agradeço a tua simpatia!!
alien: eu adoraria ver td...fico maluca só de pensar...lol

hl: infelizmente já não os podemos contemplar ao vivo e a cores! Mas podemos sp deixar voar a nossa imaginação!!

Beijokas p todos/as