sexta-feira, outubro 13, 2006

A lenda da Esfinge


A Esfinge é um ser mitológico que tem cabeça de mulher, corpo de leão e asas de uma águia. Conta a lenda grega que o monstro, enviado por Hades ou Hera, invadiu o território da cidade de Tebas, destruindo os campos e afugentando os moradores. A criatura, que havia aprendido um enigma com as Musas, propôs-se a ir-se emboral se alguém conseguisse decifrar o seu significado, porém aqueles que não o conseguissem, seriam devorados. O enigma era: "O que é que tem quatro pernas de manhã, duas pernas de tarde e três pernas á noite?" Édipo, filho do rei de Tebas e assassino inconsciente do próprio pai, solucionou o mistério, respondendo "o homem, pois ele gatinha quando pequeno, anda com as duas pernas quando é adulto e usa bengala na velhice." Depois de derrotada, a Esfinge suicidou-se, jogando-se num abismo, e Édipo, como prêmio, recebeu o Reino de Tebas e a mão da rainha enviuvada, sua própria mãe.

12 comentários:

lagarto disse...

adoro o Egipto!

Anónimo disse...

Sim senhora :)
Por acaso já sabia a história, mas é sempre bom relembrar :)

Elisheba disse...

sempre a aprender contigo!!

beijocas e obrigada

Anónimo disse...

Olá!!!

Alien David Sousa disse...

Desde já...que lição. Obrigada.

Agora ouve, vou dizer baixinho mas acho que a minha amiga visionária tem dupla personalidade shhhhhhh.....
Espero que ela não fique chateada comigo ;) Vejo aqui (visi e semente) shhhhhhhhhhh


beijinhos

jomaolme disse...

LOL!!
Alien, tb me quis parecer...

Beijokas

Marco disse...

Sempre que oiço essa história só consigo pensar que a esfinge tinha um mau perder do caraças... Só porque o gajo acertou não era preciso suicidar-se, porra!

Visconde disse...

Bela lição de história.

Beijocas

Sea disse...

AH! E isto leva-nos ao complexo de Édipo ;)
beijo

Ísis Osíris disse...

não conhecia a história e por isso obrigada!

Just Me...S disse...

Gostei bastante da historia, não conhecia!!
Vim agradecer a tua visita e retribuir. Ultimamente não tenho tido muito tempo para estas andanças COM MUITA PENA MINHA, mas gostei do teu cantinho e gostava de voltar sempre que pudesse. Espero que tb voltes ao meu!!
Beijoquinhas
S

Kalinka disse...

Abril passado estive em Sta. Maria da Feira, estavam a preparar a Feira Medieval. Linda cidade.

Convido-te, para um lanche na minha sala de visitas e, uma conversa - tema: o que fazer para ajudarmos os gémeos que bem precisam...
Aparece. Até logo.
Abraços.