sábado, outubro 21, 2006

" Como a mulher de César"


É comum dizer-se que " não basta ser honesta como a mulher de César, é preciso parecê-lo". A frase é das mais velhas. Conta Plutarco na sua " vida de Júlio César que Públio Clódio, enamorado de Pompeia, mulher de César, não podendo encontrar-se com ela, entrou na casa daquele, vestido de mulher, enquanto era celebrada a festa da " Deusa Bona ", á qual era vedado a entrada a homens. Descoberto, foi perseguido e levado á presença dos júizes por essa e outras razões. Imediatamente César repudiou Pompeia mas, chamado como testemunha na acusação contra Clódio, declarou nada saber do que contra ele se dizia. Ao achar estranha esta resposta, o acusado perguntou: " Então porque repudiaste a tua mulher?". Respondeu César: " Porque não aceito sequer que, sobre ela, haja qualquer suspeita!"

11 comentários:

Azeitoninha disse...

Ah o amor...:)

Lol:)

Sea disse...

eu costumo dizer: mais vale ser, do que parecer...

beijo e boa semana

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Bonito texto!

lagarto disse...

smp a aprender!

Zorze Zorzinelis disse...

Muito bom :) Vou ficar de olho em ti.

Anónimo disse...

Muito obrigada pela tua visita ao meu modesto blog. Muito bom o texto, é muito bom aprender mais. Já agora já vista a séria Roma? É muito boa.

desculpeqqc disse...

Sabe sempre muito bem ler estes posts. Mesmo quando já sabemos, os teus resumos são muito bons.

River disse...

Sempre levei com essa frase "não baste sê-lo, há-que parecê-lo"... Bah!!! Sempre tive a mania de fazer oq ue dá na real gana, independentemente do que os outros possam pensar, mas o meu pai vinha sempre com essa!
Bjs

PreDatado disse...

Olha bem quanta gente se demitia dos seus cargos se seguisse a máxima de César. Esta gente não aprende nada.

Marco disse...

Um bom candidato a ser considerado por muitos como... TÓTÓ! ;)

Visconde disse...

O pior é quando parecem, mas não o são, é que ás vezes, as aparências iludem ... De qualquer maneira, aqui, estamos sempre a aprender.

Beijocas