sábado, outubro 21, 2006
" Como a mulher de César"
É comum dizer-se que " não basta ser honesta como a mulher de César, é preciso parecê-lo". A frase é das mais velhas. Conta Plutarco na sua " vida de Júlio César que Públio Clódio, enamorado de Pompeia, mulher de César, não podendo encontrar-se com ela, entrou na casa daquele, vestido de mulher, enquanto era celebrada a festa da " Deusa Bona ", á qual era vedado a entrada a homens. Descoberto, foi perseguido e levado á presença dos júizes por essa e outras razões. Imediatamente César repudiou Pompeia mas, chamado como testemunha na acusação contra Clódio, declarou nada saber do que contra ele se dizia. Ao achar estranha esta resposta, o acusado perguntou: " Então porque repudiaste a tua mulher?". Respondeu César: " Porque não aceito sequer que, sobre ela, haja qualquer suspeita!"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Ah o amor...:)
Lol:)
eu costumo dizer: mais vale ser, do que parecer...
beijo e boa semana
Bonito texto!
smp a aprender!
Muito bom :) Vou ficar de olho em ti.
Muito obrigada pela tua visita ao meu modesto blog. Muito bom o texto, é muito bom aprender mais. Já agora já vista a séria Roma? É muito boa.
Sabe sempre muito bem ler estes posts. Mesmo quando já sabemos, os teus resumos são muito bons.
Sempre levei com essa frase "não baste sê-lo, há-que parecê-lo"... Bah!!! Sempre tive a mania de fazer oq ue dá na real gana, independentemente do que os outros possam pensar, mas o meu pai vinha sempre com essa!
Bjs
Olha bem quanta gente se demitia dos seus cargos se seguisse a máxima de César. Esta gente não aprende nada.
Um bom candidato a ser considerado por muitos como... TÓTÓ! ;)
O pior é quando parecem, mas não o são, é que ás vezes, as aparências iludem ... De qualquer maneira, aqui, estamos sempre a aprender.
Beijocas
Enviar um comentário